Bolsa abre em alta e dólar em queda de olho em Jackson Hole

há 4 meses 6

Nesta quinta-feira, o Ibovespa caiu 0,95%. O dólar subiu 1,98%, para R$ 5,591. Tudo porque o mercado já está decepcionado com a possibilidade de um corte menor.

Por que o juro americano importa?

Os Estados Unidos são a maior economia do mundo. Os juros lá começaram a subir há dois anos, para conter o avanço da inflação com a pandemia. Desde então, o dinheiro de investidores de todo o mundo tem ido para lá, para render essa taxa alta (de 5,25% a 5,50%) e ficar em segurança, no Tesouro americano.

Isso prejudica as Bolsas do mundo todo, que perdem investimento. O dinheiro deixa de circular em países emergentes, como o Brasil, e o dólar sobe, causando inflação. Com o corte, ele volta a circular. Além disso, o BC do Brasil costuma seguir o Fed. Se a taxa lá cai, aqui também pode ser cortada.

Risco fiscal

Por aqui, informações divulgadas pela imprensa dão conta de que a alíquota do novo imposto pode ser maior do que se esperava. O novo Imposto sobre Valor Agregado pode ter uma alíquota de 28%, acima do limite de 26,5% definido pelo grupo de trabalho da reforma tributária. O percentual seria maior por causa de várias concessões a setores beneficiados por isenções e regimes especiais.

Leia o artigo completo