At 11:14am EST, a very small (<1m) #asteroid will impact Earth's atmosphere and create a harmless fireball over eastern Russia's Olyokminsky District. The asteroid was first observed with the University of Arizona's Bok telescope by the @NASA funded Catalina Sky Survey and?
-- NASA Asteroid Watch (@AsteroidWatch) December 3, 2024Objeto não teve alvo de grande impacto, felizmente. Richard Moissl, chefe do gabinete de defesa planetária da ESA, veio a público por meio do X (antigo Twitter) informar que o sistema Aegys da agência foi capaz de calcular o "corredor de impacto" do asteroide, fornecendo dados exatos sobre sua trajetória e ponto de entrada, 200 km a leste de Lensk, o que tranquilizou os cientistas.
Imagens nas redes mostram que o asteroide caiu em uma área remota de floresta. Foram relatados fragmentos, ou pequenas rochas, que se espalharam pela região e indicam que o corpo celeste se partiu na chegada.
O 2024 XA1 foi o 11º asteroide a colidir com a Terra de que se tem notícia até hoje, apontou ESA. Ainda de acordo com o laboratório da Nasa, 139 asteroides já passaram mais próximos da Terra do que da Lua no último ano. Dados foram atualizados na última quinta, 5 de dezembro de 2024.