O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (30) a criação de um grupo formado por servidores da casa para discutir o uso de inteligência artificial na instituição. A autoridade monetária diz pretender acelerar a introdução de IA em seus processos de negócio.
O Centro de Excelência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial será constituído como uma comunidade de boas práticas, com caráter consultivo e propositivo. Ele terá a atribuição de propor diretrizes de governança para o uso e o desenvolvimento de serviços de programas que utilizam ciência de dados e IA.
Também será incumbido de sugerir requisitos para produtos e serviços de IA generativa para uso no BC. Além disso, deverá propor um programa permanente com ações de capacitação em ciência de dados e inteligência artificial.
"Queremos melhorar a eficiência e a produtividade nos processos de negócio do BC por meio de ferramentas inovadoras, sobretudo com o uso de inteligência artificial, de forma segura e governada", afirmou em nota Haroldo Cruz, chefe do departamento de Tecnologia da Informação do BC, que será responsável pela coordenação dos especialistas participantes.