'Bancos brasileiros exportam tecnologia', diz presidente da Febraban

há 1 mês 2

Novidades brasileiras são exemplo para outros países. Sandra Utsumi, diretora-executiva do Haitong Bank, afirma que Banco de Portugal criou um outro mecanismo semelhante ao Pix para aperfeiçoar os meios de pagamento. Ela explica a possibilidade de integração entre Brasil e Portugal para ampliar a inclusão financeira.

Setor bancário superou três crises nos últimos 30 anos. Sidney cita a elaboração do Plano Real, em 1994, a crise financeira global de 2008 e a pandemia de Covid-19 como importantes testes enfrentados pelas instituições financeiras. " Apesar de desafiadores, esses momentos foram chave para forjar e testar o fortalecimento e a solidez do nosso setor bancário", afirmou.

Presidente da Febraban destacou o papel do setor na pandemia. Sidney ressalta que as instituições, após serem "testadas no limite do limite" e mostrarem resiliência com as "provas de fogo" anteriores, conseguiram desempenhar um papel relevante na pandemia. "Não foi fácil, alguns bancos ficaram aí no meio do caminho, mas nós consolidamos uma história bancária que não deve nada ao mundo", reforça ele ao recordar a injeção de R$ 15 trilhões do setor na economia.

Bancos também cobram corte de gastos. Durante sua exposição, o presidente da Febraban também destacou a importância das medidas fiscais para melhorar o desenvolvimento econômico. "O bom ambiente de negócio depende de um ambiente macroeconômico estável e de um quadro fiscal também equilibrado", afirmou.

Existem formas corretas de crescimento duradouro e a direção do Brasil está correta, mas nós precisamos imprimir um mais forte ritmo na contenção dos gastos públicos.
Isaac Sidney, presidente da Febraban

Leia o artigo completo