Instabilidade gerou uma série de reclamações por parte dos usuários nas redes sociais, que relataram dificuldades nas transferências
PEDRO LADEIRA / AFP
Banco Central esclareceu que a falha ocorreu no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI)
Na manhã desta segunda-feira (14), o Banco Central do Brasil anunciou que o sistema de pagamentos instantâneos, conhecido como Pix, já está funcionando normalmente após enfrentar problemas técnicos. A instabilidade gerou uma série de reclamações por parte dos usuários nas redes sociais, que relataram dificuldades nas transferências. O Banco Central esclareceu que a falha ocorreu no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), mas garantiu que a situação foi rapidamente solucionada.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A orientação para os clientes foi de que, em caso de erro durante as transações, não deveriam tentar refazê-las imediatamente. Diversos bancos, incluindo Santander, Bradesco e Itaú, também foram afetados pela instabilidade do sistema. Os clientes dessas instituições foram alertados sobre a situação e receberam instruções para evitar novas tentativas de transferência até que o problema fosse resolvido.
Desde seu lançamento em dezembro de 2020, o Pix se tornou um dos principais meios de pagamento no Brasil, acumulando mais de 175 milhões de usuários. Em 2023, o sistema registrou quase 42 bilhões de transações, consolidando sua popularidade e superando outros métodos de pagamento no país.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias