B3 das pequenas empresas: BEE4 tem ações de 4 companhias e mira renda fixa

há 3 meses 9

Tínhamos um gap no Brasil muito grande, e a BEE4 veio para resolver isso. Quando o investidor olha para esse tipo de ativo na carteira, ele vai dizer, 'são emissões de empresas que já cruzaram uma arrebentação, já tem aí milhões em faturamento, mas não cresceram a ponto de estarem consolidadas e maduras'.
Patricia Stille, CEO da BEE4

A plataforma tem dois propósitos. Para as empresas listadas, é uma forma de conseguir dinheiro sem pedir empréstimos ou outras formas de financiamento. Para o investidor, é mais uma alternativa para composição de carteira.

Como funciona

O investidor negocia no home broker da plataforma. Home broker é o nome dado ao sistema que permite negociação de ações. Companhias listadas precisam seguir algumas regras para conseguir ter ações na BEE4. Dentre elas estão critérios de governança, transparência com reporte trimestral de resultados, entre outros.

A empresa abre a negociação como se fosse um leilão da B3 nas manhãs de quinta. A plataforma fica aberta para receber ofertas. Os investidores registram as ofertas com base em um valor de referência disponível —a oferta pode estar 10% acima ou abaixo deste valor. Esse leilão funciona até terça.

Na manhã de quarta, tem uma hora de leilão. Um pouco antes da abertura, o sistema roda um algoritmo para definir o preço de abertura e começa executando todas as ofertas que estão dentro deste intervalo.

Continua após a publicidade

Preço é travado, porque mercado é novo. Como ainda não há muitos especialistas avaliando os ativos, como existe com a B3, a BEE4 prefere manter estes limites para dar mais segurança à negociação. A ideia da empresa é ir expandindo esse intervalo à medida que o mercado se torna mais eficiente.

Isso dá mais segurança de alguma forma para o investimento, já que não vai acontecer da ação cair tudo de uma vez sem motivo aparente.
Patricia Stille, CEO da BEE4

Em breve, o consumidor vai conseguir investir por meio de corretoras de investimento — por enquanto, Itaú e a Genial são os parceiros. A BEE4 está realizando o processo de integração com algumas empresas.

A empresa não abre o valor investido para sua abertura e operação. Stille diz que hoje o investimento maior vai para infraestrutura, tecnologia e regulatório —mais do que em atrair clientes, por exemplo. A ideia central era ter a plataforma funcionando para negociar com as corretoras e, assim, ter mais clientes.

Expansão dos negócios

Hoje há uma lista de espera para entrar na BEE4. Stille não abre o nome das companhias que estão na fila, mas diz que há pelo menos dez empresas no horizonte, sendo três com lançamento mais próximo. A companhia tem dois anos de existência.

Continua após a publicidade

A BEE4 quer expandir para renda fixa em 2025. A empresa já está fazendo as parametrizações necessárias para oferecer este tipo de produto no próximo ano.

Nosso objetivo é listar o máximo de bons ativos, fazer essa conexão entre boas empresas e investidores com visão de futuro. Conectar com as corretoras, ampliar o nosso ecossistema, trazer ativos diferentes, expandir para outros mercados, mas desenvolver fundamentalmente o mercado de acesso brasileiro.
Patricia Stille, CEO da BEE4

Cuidados aos investidores

Este tipo de investimento se classifica como alternativo. Paula Bazzo, planejadora financeira CFP pela Planejar, afirma que é interessante ter um percentual da carteira nestes tipos de produto, mas que é preciso avaliar o perfil de cada investidor.

Investimentos alternativos são plataformas como a BEE4 e criptoativos. A ideia é que o investidor coloque uma parte menor do patrimônio neste tipo de produto, justamente por ter um risco mais alto envolvido.

O percentual de investimento neste tipo de ativo depende de diversos fatores. Alguns deles são o apetite a risco, o momento de vida e o patrimônio. Para pessoas mais conservadoras, a indicação de Bazzo é colocar, no máximo, 10% da carteira neste tipo de produto. Investidores mais moderados podem apostar em algo até 15% e, os arrojados, no máximo em 25%.

Continua após a publicidade

A própria BEE4 entende que o investidor deve pensar em risco. Stille diz que o ideal é que o investidor tenha uma posição menor do que de ações da B3, mas maior do que investimentos em crowdfunding, startups e real estate, por exemplo, que são mais arriscados.

No caso da BEE4, é preciso avaliar a pequena e média empresa antes de investir. Bazzo afirma que normalmente investir neste tipo de companhia é mais arriscado do que em grandes, porque o nível de governança é diferente.

É importante fazer essa ponderação e uma boa diligência, que é o processo de fazer uma análise minuciosa da empresa. Entender quem são os sócios, se tem exposição política, os fundadores, quanto tempo existe.
Paula Bazzo, planejadora financeira

O investidor precisa avaliar a liquidez do papel. Quando coloca dinheiro na Bolsa de Valores, é possível resgatá-lo a qualquer momento durante o funcionamento do mercado. Na BEE4, por exemplo, o pregão é realizado uma vez por semana e, por isso, Bazzo diz que o investidor precisa ter em mente que o dinheiro não será retirado rapidamente, caso necessário.

A BEE4 é regulamentada pela CVM. Bazzo diz que isso é importante para conferir credibilidade à plataforma. Pequenas e médias empresas tendem a dar retornos interessantes. "As PMEs tendem a dar retornos interessantes, mas não na mesma velocidade. A estrutura de uma PME, pode ter uma governança boa, mas não tem o mesmo nível de maturidade de uma empresa de grande porte", afirma Bazzo.

Leia o artigo completo