Com ritos de votação acelerados e o aval da maioria dos partidos, o Senado aprovou nesta quinta-feira (15) a chamada PEC da Anistia. A proposta de emenda à Constituição perdoa irregularidades cometidas por partidos e reduz, na prática, a cota de financiamento para candidaturas de pessoas negras estabelecida em 2020.
A PEC da Anistia foi apresentada em março de 2023 na Câmara. O caminho até a aprovação nas duas Casas teve muita resistência da sociedade civil e pouco debate no Congresso.
Parlamentares que defendem a proposta afirmam que não há anistia: que as multas não pagas foram apenas refinanciadas, e que o dinheiro que deixou de ser gasto de acordo com as cotas raciais poderá ser compensado nos próximos quatro pleitos, a partir de 2026.
O episódio desta sexta-feira (16) do Café da Manhã discute a PEC da Anistia. O podcast ouve a repórter da Folha em Brasília Thaísa Oliveira, que conta os bastidores das negociações que levaram à aprovação do texto e explica o que muda; e a advogada Laura Astrolabio, cofundadora da organização A Tenda das Candidatas, que fala da representatividade na política brasileira hoje e analisa os impactos da aprovação da PEC.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer, Lucas Monteiro e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Thomé Granemann.