ÁUDIO: Podcast discute efeito de ataque de Datena a Marçal e papel dos debates nas eleições

há 3 meses 1

No debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo neste domingo (15), uma banqueta arremessada por José Luiz Datena (PSDB) na direção de Pablo Marçal (PRTB) roubou a cena. Depois de uma série de provocações verbais, os ânimos exaltados culminaram não só na agressão, mas na expulsão de Datena e na saída de Marçal do evento.

Esse não foi o único momento tenso visto em debates das eleições municipais deste ano. Em Teresina, em agosto, o atual prefeito, Dr. Pessoa (PRD), agrediu Francinaldo Leão (PSOL) com uma cabeçada. Em outras cidades, acusações, apelidos pejorativos e ofensas trocadas também apareceram.

Os cortes das cenas se espalham pelas redes sociais, e os ataques rendem memes, piadas, análises e condenações, tirando o foco das propostas dos candidatos e transformando o debate em performance.

O episódio desta terça (17) do Café da Manhã discute o papel dos debates nas eleições hoje. Fábio Vasconcellos, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cientista político do Instituto Informa e pesquisador de pós-doutorado da Universidade Federal do Paraná, analisa como a agressão vista no encontro de domingo em São Paulo faz parte de um contexto maior de violência política, o papel das redes sociais nessas transformações e se é possível criar regras que melhorem o ambiente dos programas —e o debate público em si.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer, Lucas Monteiro e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Thomé Granemann.

Leia o artigo completo