ÁUDIO: Podcast debate transparência na Câmara às vésperas da sucessão de Lira

há 6 horas 1

A votação para a presidência da Câmara e do Senado, marcada para o dia 1º de fevereiro, tem o cenário provável da eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Nessa toada, em que os dois quase não precisam fazer campanha, temas centrais do funcionamento do Congresso passam ao largo do debate público.

Organizações da sociedade civil têm buscado dar destaque à discussão sobre o regimento da Câmara —regras que definem a tramitação de projetos e a organização de cargos e comissões. Isso depois de Arthur Lira (PP-AL) ter, na presidência, usado a distribuição de relatorias para ampliar o poder sobre os colegas, pautado votações-relâmpago e modificado o regimento de forma a tirar força de ferramentas da oposição e da minoria.

Entre as entidades envolvidas nesse esforço está o Pacto pela Democracia, que elaborou uma agenda que sugere dez alterações no regimento da Casa. Entre eles, estabelecer critérios para o regime de urgência de projetos, revisar regras de votação remota, fortalecer as comissões e divulgar com antecedência a pauta do plenário.

O Café da Manhã desta quinta-feira (23) discute a transparência na Câmara, os caminhos para facilitar a participação cidadã no processo legislativo e o que pode mudar com a nova presidência. São entrevistados Arthur Mello, coordenador do Pacto pela Democracia, e a cientista política Beatriz Rey, pós-doutoranda da EACH/USP e pesquisadora associada à Fundação Popvox (EUA).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Lucas Monteiro e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Thomé Granemann.

Leia o artigo completo