Entre astronautas "encalhados" e a nova corrida à Lua, a exploração espacial ganhou destaque no noticiário em 2024.
Um dos principais feitos do ano foi protagonizado pela SpaceX, empresa de tecnologia espacial do bilionário Elon Musk, que realizou um teste bem-sucedido de recuperação do primeiro estágio do foguete Starship. Esse é um passo essencial para que o veículo seja reaproveitado rapidamente e torna mais viável o retorno tripulado dos americanos à Lua ainda nesta década.
Numa disputa que remete à Guerra Fria do século passado, o satélite voltou de vez ao radar dos astronautas, e a China substituiu a Rússia no papel de principal rival dos Estados Unidos.
O episódio desta quinta (26) do Café da Manhã fala sobre a exploração espacial dos dias de hoje. O jornalista especializado em ciência Salvador Nogueira, colunista da Folha, explica quais são os objetivos de países e empresas para os próximos anos, por que a Lua voltou a ser uma obsessão dos astronautas e como a dobradinha Elon Musk e Donald Trump no governo americano pode mexer com tudo isso.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pela jornalista Gabriela Mayer, com produção de Daniel Castro e Lucas Monteiro. A edição de som é de Raphael Concli.