ÁUDIO: Podcast analisa como a economia deve entrar em 2025 com 'choque de juros'

há 4 semanas 2

Além do chamado "choque de juros" anunciado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central na reunião da última quarta-feira (11) —a elevação de 1 ponto percentual na taxa Selic—, chamou a atenção a sinalização de que no primeiro trimestre de 2025 o colegiado pode fazer mais duas altas de mesma dimensão, levando os juros a 14,25% ao ano.

A ata do encontro será divulgada na terça (17), mas o Copom destacou no comunicado dúvidas sobre os rumos da economia dos EUA, a atividade econômica mais aquecida do que o esperado e a piora nas expectativas de inflação no Brasil.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, minimizou o peso da política fiscal na decisão e disse que o governo Lula "está perseguindo as metas estabelecidas já há um ano".

O Café da Manhã desta sexta-feira (13) discute como a economia deve entrar em 2025 sob um choque de juros. O economista Andre Braz, do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), explica os significados da alta da Selic definida pelo Banco Central e trata dos impactos dela na inflação e na vida dos brasileiros.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Lucas Monteiro e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Lucas Monteiro e Thomé Granemann.

Leia o artigo completo