Audi lançará elétrico do porte do A3 em 2026 com preço competitivo

há 1 semana 4

A Audi enfrenta desafios em sua transição para uma linha totalmente elétrica. A montadora alemã encerrou recentemente a produção em sua fábrica de Bruxelas, na Bélgica, após vendas abaixo do esperado do Q8 e-tron. Além disso, a demanda por seus carros elétricos caiu 7,8% em 2024, com 164.480 unidades comercializadas. Esse cenário leva a Audi a reavaliar seu plano de eliminar os motores a combustão até 2032, podendo manter lançamentos a gasolina além de 2026.

Apesar dos desafios, a Audi segue comprometida com a expansão de sua linha elétrica, mas com uma nova estratégia. Após focar em modelos de grande porte, a empresa agora está desenvolvendo um veículo elétrico mais acessível. Inicialmente previsto para 2027, o lançamento foi antecipado para 2026. A confirmação veio do CEO Gernot Döllner em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

Audi A3 PHEV

Foto de: Audi

Audi A3 PHEV

Döllner não revelou muitos detalhes sobre o modelo, limitando-se a afirmar que ele entrará no segmento do Audi A3. Ou seja, será um hatch compacto com cerca de 4,3 metros de comprimento e fabricado na unidade de Ingolstadt, na Alemanha. Ainda assim, já é possível especular como poderá ser o novo elétrico de entrada da Audi.

A plataforma escolhida deve ser a MEB do Grupo Volkswagen, já utilizada nos modelos ID.3, Q4 e-tron e Cupra Born. No entanto, resta saber se a marca utilizará a versão convencional da plataforma ou a variante Evo. A principal diferença entre elas é a tração: a primeira é traseira, enquanto a segunda, que estreará com o Volkswagen ID.2, é dianteira.

Seguindo a tradição da Audi, a opção mais provável é a tração dianteira, com possibilidade de um segundo motor traseiro para configurações de tração integral. No entanto, é improvável que o modelo elétrico da A3 tenha dimensões tão compactas quanto o ID.2, que mede pouco mais de 4 metros de comprimento. O preço também será mais alto que os 25.000 euros prometidos para o modelo da Volkswagen, mas abaixo dos 49.900 euros do Q4 e-tron, atualmente o elétrico mais barato da Audi. Já a plataforma SSP, desenvolvida em parceria com a Rivian e que servirá de base para o futuro Golf elétrico de 2029, está descartada para esse projeto.

Com esse lançamento, a Audi se tornará a primeira montadora premium alemã a oferecer um compacto elétrico. A Mercedes-Benz, por exemplo, descontinuará o Classe A e fará do CLA a nova porta de entrada de sua linha. Enquanto isso, a BMW segue focada em modelos de médio e grande porte, sem previsão de lançar compactos elétricos antes de 2030, quando poderão surgir os futuros i1 e i2.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Fonte: Süddeutschen Zeitung

Leia o artigo completo