Atividade empresarial do Reino Unido avança mais do que o esperado em agosto

há 4 meses 13

(Reuters) – A atividade empresarial do Reino Unido acelerou este mês e as pressões dos preços diminuíram para o nível mais fraco em mais de três anos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira que sinalizou um impulso de crescimento constante para o segundo semestre de 2024.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto preliminar da S&P Global para o Reino Unido subiu em agosto para 53,4, de 52,8, a leitura mais alta desde abril e acima da previsão mediana de 52,9 em uma pesquisa da Reuters com economistas.

Leituras acima de 50 denotam crescimento e a S&P Global disse que os números foram consistentes com a expansão da economia em uma taxa trimestral de 0,3%.

Embora esse ritmo de crescimento marque uma desaceleração em relação ao primeiro semestre do ano, quando a economia se recuperou de uma breve recessão, ele é mais forte do que o ritmo típico dos últimos dois anos.

“Agosto está testemunhando uma combinação bem-vinda de crescimento econômico mais forte, melhor criação de empregos e inflação mais baixa, de acordo com os dados do PMI”, disse Chris Williamson, economista chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

As pressões de custo enfrentadas pelas empresas aumentaram pela taxa mais fraca desde janeiro de 2021, enquanto o indicador do PMI de aumentos de preços também caiu.

Continua depois da publicidade

“Os dados mais recentes da pesquisa, portanto, facilitam cortes adicionais nos juros, embora a natureza ainda elevada da inflação no setor de serviços sugira que as autoridades agirão com cautela”, disse Williamson.

Uma pesquisa da Reuters com economistas publicada na quarta-feira sugeriu que o Banco da Inglaterra cortará os juros apenas mais uma vez este ano, em novembro.

O PMI para o setor de serviços, que domina a economia britânica, subiu para o seu nível mais alto desde abril, a 53,3, acima dos 52,5 registrados em julho e além do consenso de 52,8.

Continua depois da publicidade

A indústria também mostrou crescimento, com o PMI do setor atingindo 52,5, de 52,1 antes, seu nível mais alto desde junho de 2022. O setor criou empregos no ritmo mais rápido em mais de dois anos.

Leia o artigo completo