Apple Lisa: o fracasso da gigante que acabou enterrado em um lixão nos EUA

há 1 dia 1

O cenário promissor, no entanto, mudou de forma abrupta. Em 1989, Cook recebeu um telefonema de um advogado da Apple exigindo a devolução dos computadores. Pouco depois, homens enviados pela empresa recolheram centenas de unidades que haviam sido compradas legalmente. "Decidimos que queremos exercer nossa cláusula no contrato e pegar nossos computadores de volta", teria dito o advogado, segundo o relato de Cook.

Bob Cook com documentos do Apple Lisa
Bob Cook com documentos do Apple Lisa Imagem: Becca Farsace/The Verge

O revendedor acompanhou os funcionários até o lixão e presenciou a destruição de milhares de Apple Lisa. "Eu sabia que havia muito lucro secando diante dos meus olhos. Era difícil de ver. Havíamos melhorado todos aqueles computadores e, de repente, tudo acabou", disse.

A Apple foi procurada pelos produtores do documentário para comentar o episódio. Porém, a corporação respondeu com apenas uma frase: "Nos recusamos a participar."

"Destruir os Lisa foi melhor para os negócios". Na época, foi isso o que a empresa afirmou ao jornal The Herald Journal. Para Bob Cook, o motivo foi outro: "Acho que eles só queriam deixar aquele capítulo ruim para trás. Eles não queriam que ninguém pensasse no computador que falhou".

Leia o artigo completo