vocês não entenderam que era mentira da receita federal que a declaração do imposto de renda pré preenchida estaria disponível hoje no dia 1°?
-- carolina do norte (@Carollinamar) April 1, 2025nem 10 da manhã e a desgraça do site da receita federal ja estragou meu dia pqp qual a dificuldade do governo contratar a porra de um servidor que funcione toda hora dando erro na porra da declaração de imposto de renda
-- ¥UK1Ø (@mestreyukio) April 1, 2025Declaração deveria estar disponível pelos canais virtuais. Nas primeiras duas semanas desde o início das entregas, os documentos só podiam ser preenchidos e transmitidos pelo programa do Fisco para computadores com os sistemas operacionais Windows, Linux e macOS.
Restam 59 dias para entrega da declaração sem multa. O prazo, que já era três dias menor para todos os contribuintes em relação ao ano passado, é ainda mais curto para quem deseja utilizar o ambiente virtual. Estão autorizados os preenchimentos pelo site do Fisco e também em tablets e smartphones com auxílio do aplicativo "Receita Federal".
Atraso foi ocasionado por indisponibilidade de dados. A Receita afirma que estavam ainda ausentes do sistema as informações a respeito de contribuições de previdência privada; saldos de contas bancárias no Brasil e no exterior, investimentos, aquisição de imóveis e doações efetuadas no ano passado.
Fisco minimizou os impactos do atraso para os contribuintes. Em entrevista coletiva, o supervisor regional do Imposto de Renda de São Paulo, Ricardo Roberto Mendes Ribeiro Junior, negou que a impossibilidade de realizar as declarações online altere o fluxo da declaração. "Os 60 dias, que vão de 1º de abril até 30 de maio, vão ser mais do que suficiente", disse.