Fernanda Torres venceu no último domingo (5) o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático, se tornando a primeira brasileira a receber a honraria —uma das principais da premiação. Mas esta não foi a primeira vez que a artista superou barreiras com o cinema brasileiro.
Antes de "Ainda Estou Aqui" e de Eunice Paiva, Torres ganhou a Palma de Ouro de melhor atriz no Festival de Cannes. A vitória aconteceu em 1986, quando a atriz recebeu o prêmio por seu trabalho no filme "Eu Sei que Vou Te Amar", de Arnaldo Jabor.
O prêmio foi concedido pelo júri presidido por Sydney Pollack, celebrado cineasta americano de "Tootsie" e "Entre Dois Amores", e com nomes como Sônia Braga e Charles Aznavour. A cerimônia ainda contou com prêmios para Martin Scorsese —melhor direção por "Depois de Horas"— e Andrei Tarkóvski —o grande prêmio do júri por "O Sacrifício". A Palma de Ouro daquele ano ficou para "A Missão", de Roland Joffé.
Torres dividiu o troféu de atriz com a alemã Barbara Sukowa, que venceu por "Rosa Luxemburgo". No filme, ela vive com Thales Pan um casal que decide terminar o namoro, mas três meses depois se reencontra para discutir a relação.