A capital cearense vai ter segundo turno nas eleições municipais entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Às 19h01 (horário de Brasília), com 87,85% das urnas apuradas, Fernandes tinha 40,33% dos votos válidos; Leitão tinha 34,38%; José Sarto (PDT), 11,75%; e Capitão Wagner (União Brasil), 11,19%.
Por lá, assim como em boa parte do país, a polarização acirrou a campanha eleitoral deste ano. De um lado, o candidato André Fernandes, que é apadrinhado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que na reta final tentou mostrar uma imagem mais moderada.
Continua depois da publicidade
Do outro lado, Evandro Leitão, que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nas últimas semanas teve sua campanha reforçada com a presença do ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana (PT), que deixou o governo estadual em 2022 com quase 80% de aprovação.
Sem padrinhos políticos de peso, José Sarto, que travou com Leitão uma disputa acirrada pelos votos da esquerda, buscava a reeleição, enquanto que o Capitão Wagner, que já foi vereador e deputado pelo estado, também tentava o cargo no Executivo municipal.