Alex Consani se torna a primeira mulher trans a ser eleita modelo do ano

há 1 mês 3

Ocasionalmente, a luz ideológica consegue brilhar através da escuridão do que às vezes é chamado do feio negócio das mulheres bonitas. Veja como exemplo Alex Consani, que foi nomeada modelo do ano no Fashion Awards deste ano em Londres na última segunda-feira (2).

Pela primeira vez na história de três décadas do prêmio, a homenageada, Consani, era uma mulher transgênero. Ela é um fenômeno do TikTok com quase 4 milhões de seguidores e uma série de aparições nas passarelas (Chanel, Stella McCartney e, em outra estreia, Victoria’s Secret em outubro) desde que assinou com a IMG Models em 2019.

Vencedoras anteriores do prêmio incluíram Naomi Campbell, Bella Hadid e Kaia Gerber. Ao reconhecer as conquistas pioneiras de Consani, os organizadores do evento, o British Fashion Council, destacaram o "impacto global" de uma mulher que "dominou a indústria" no último ano.

Conscientemente ou não, o conselho também homenageou uma figura que ocasionalmente era divisiva dentro de seus próprios círculos, uma mulher cujos vídeos virais barulhentos às vezes a colocavam em desacordo com a conduta socialmente aceitável. Existem verdadeiros pelotões de usuários do Reddit para policiar a tendência de Consani, uma mulher branca de 21 anos do Condado de Sonoma, Califórnia, de adotar um sotaque imitativo da forma como algumas pessoas negras falam.

Vestindo um vestido esfarrapado com a bandeira do Reino Unido da designer turco-britânica Dilara Findikoglu, Consani dirigiu-se a uma plateia da elite da moda com um discurso de aceitação gracioso que parecia defendê-la de certos detratores.

Ao prestar homenagem a pioneiras transgênero negras como a modelo da Mugler Connie Fleming, Dominique Jackson e Aaron Rose Philip, Consani reconheceu suas próprias vantagens, mesmo sendo de uma comunidade marginalizada. Mulheres transgênero negras, disse ela, "realmente lutaram pelo espaço, o que me permitiu florescer hoje."

Consani também expressou gratidão aos seus pais por apoiarem tanto suas aspirações de modelo quanto uma transição que começou na infância. Enquanto Consani —que, com cabelo e sobrancelhas descoloridos, se assemelha ao filho do amor de Candy Darling e do roqueiro albino Edgar Winter— afirmou que sua verdadeira identidade de gênero nunca foi uma dúvida para ela, há poucas questões tão acaloradamente contestadas na batalha pelos direitos transgênero quanto o uso de bloqueadores de puberdade químicos.

"Agora, mais do que nunca, é uma conversa importante que deve ser feita sobre como realmente apoiar e elevar uns aos outros dentro desta indústria, especialmente aqueles que foram feitos para se sentirem insignificantes", disse Consani, ao aceitar seu prêmio da modelo e ativista corporal Ashley Graham e Nava Mau, estrela transgênero de "Baby Reindeer". "Porque a mudança é mais do que possível, ela é necessária."

Leia o artigo completo