Faz algum tempo que os fãs da linha Dodge, Ram e Jeep não andavam satisfeitos com os rumos das marcas geridas pela Stellantis. Carlos Tavares, antigo CEO do grupo, ordenou que os motores V8 HEMI que equipavam os muscle cars e os utilitários grandes em favor do processo de eletrificação e de motores downzing, como o biturbo Hurricane V6 que equipa as atuais 1500 e 2500. No entanto, um novo relatório sugere que a Stellantis está se preparando para voltar a produzir mais Hemi V8.
O portal Mopar Insiders, citando fontes não identificadas, afirma que o conglomerado em breve começará a fabricar motores Hemi V8 de 5,7, 6,4 e 6,2 litros sobrealimentados em sua fábrica de motores em Dundee, no Michigan, a sudoeste de Detroit. Um relatório de dezembro, depois que Carlos Tavares pediu demissão no início daquele mês, alegou que muitos dentro da Stellantis não queriam matar o icônico motor.

Tavares foi a peça-chave por trás do fim dos motores Hemi e, agora que ele se foi, parece que o motor está voltando com força. De acordo com o relatório, a Stellantis baseará os motores na arquitetura Gen III lançada em 2003. Também há rumores de que a montadora adicionará uma variante de deslocamento ainda maior à sua linha.
A recente flexibilização nas normas de emissões pelo governo norte-americano também contribuiu para esta decisão. Com menos pressão sobre a indústria para acelerar o processo de eletrificação, a possibilidade de um Charger com motor V8 movido exclusivamente a gasolina volta a ser muito plausível.

Foto de: Dodge
Quando Motor1 conversou com o CEO da Ram, Tim Kuniskis, no início deste ano, ele nos disse que não estava descartando o retorno do Hemi à marca de picapes. No entanto, ele disse que provavelmente não voltaria imediatamente porque os Hemis não foram projetados para funcionar com a nova arquitetura elétrica da 1500. Mas ele acrescentou que isso significa apenas que "não é algo que se possa fazer imediatamente".
No entanto, se o relatório da Mopar Insiders estiver correto, a fabrica de motores do grupo em Detroit poderá estar fabricando o motor de 5,7 litros até agosto, mantendo-o vivo enquanto a indústria enfrenta um futuro incerto.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial