"Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, perdeu o Critics Choice de melhor filme internacional nesta sexta-feira (7). A premiação acontece em Santa Monica, nos Estados Unidos.
O longa-metragem com Fernanda Torres foi derrotado por "Emília Peréz".
A votação da premiação aconteceu antes das controvérsias envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón, protagonista da produção francesa, que teve uma série de publicações preconceituosas nas redes sociais revividas nos últimos dias.
Também concorriam na categoria de filme internacional o indiano "Tudo que Imaginamos Como Luz", de Payal Kapadia; a animação letoniana "Flow", de Glints Zilbalodis; o irlandês "Kneecap", de Rich Peppiatt; e o alemão "A Semente do Fruto Sagrado", do iraniano Mohammad Rasoulouf.
O Critics Choice é considerado um termômetro do Oscar, ainda que a sua base de votantes não coincida com a do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas —a premiação conta com jornalistas e críticos de cinema.
No Oscar, "Ainda Estou Aqui" concorre nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz, este último para Fernanda Torres.