O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" foi indicado ao Goya, a principal premiação do cinema espanhol. A produção foi anunciada nesta quarta-feira (18) entre os indicados à categoria de melhor filme ibero-americano.
O longa também foi o mais indicado no Prêmio APCA, que é promovido anualmente pela Associação Paulista de Críticos de Arte, a APCA. Na lista, também divulgada nesta quarta, o filme aparece na competição de cinco categorias, empatado com "O Dia Que Te Conheci", de André Novais Oliveira.
Na premiação espanhola, "Ainda Estou Aqui" concorre com o uruguaio "Agarra-me Forte", o argentino "El Jockey", o chileno "No Lugar da Outra" e o costa-riquenho "Memorias de un Cuerpo que Arde".
O Goya revela os vencedores em uma cerimônia que acontece no próximo dia 8 de fevereiro. Na lista geral, o filme mais lembrado pelos votantes foi "El 47", com 14 indicações.
Já no prêmio da APCA, a categoria de melhor filme inclui as produções "Estranho Caminho", de Guto Parente; "Greice", de Leonardo Mouramateus; "Malu", de Pedro Freire; "Retrato de um Certo Oriente", de Marcelo Gomes; e "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges.
"Ainda Estou Aqui" também aparece na disputa dos prêmios de melhor direção, para Walter Salles; melhor roteiro, para Murilo Hauser e Heitor Lorega; melhor ator, em que divide a nomeação para Selton Mello com "O Auto da Compadecida 2"; e melhor atriz, para Fernanda Torres.
A associação revela os vencedores em 13 de janeiro.