Mas Paulo Marinho estava muito tranquilo. Eu o encontrei antes do anúncio e perguntei sobre a guerra Globo x YouTube. Ele sorriu e disse: a Globo é muito maior (nem tenho como rebater. Aliás, o próprio Google não tem como rebater).
Mas, durante o ano, a treta ganhou corpo. O YouTube está ameaçando fortemente a hegemonia da Globo na TV. Com os aparelhos conectados com a internet, tem uma galera trocando a TV aberta ou a cabo pelo YouTube. A briga entre as duas empresas está tão acirrada que até nos eventos que cada uma delas fez para os anunciantes, há uns dois meses, sobraram alfinetadas públicas.
A Globo diz que os números que o YouTube usa não são reais. O YouTube usa uma pesquisa da Kantar Ibope a qual diz que em uma semana normal, há mais pessoas 18+ assistindo ao YouTube do que cada uma das 5 maiores emissoras da TV aberta. Sentiu o tamanho da treta?
Pouco antes de sair o resultado, perguntei para o Fábio Coelho, presidente do Google (que é dono do YouTube) qual ele achava que seria o resultado. Ele balançou a cabeça apontando para a placa de patrocínio no palco que estampava o logo da Globo. Resumindo: se o Paulo Marinho ganha, já iam dizer que era por causa do patrocínio. Ficou bom para todo mundo a vitória da Patrícia.
Mas os Marinhos que se cuidem
Contei para o seu Marinho que a Tixa existe. A Tixa da TixaNews, darling (www.tixanews.com.br). E ele ficou tipo: Ahã, tá, e daí? Ai gente, achei que ele, como barão da mídia, merecia saber que tem uma baroa da mídia nova por aí, ameaçando seu reinado. Que mané, YouTube. (Em breve, a Tixa estará em nova temporada aqui no UOL. Se segura, BRASEW.)
O cartão do Traca
As fofocas sobre a saída do Eduardo Tracanella do Itaú estavam a todo vapor. Todo mundo quer saber no que ele torrou o cartão corporativo. Mas o papo já era em torno de quem iria substituí-lo. Todo mundo dizia que não sabia o que o Itaú faria já que a sucessora natural seria a Juliana Cury, não tivesse ela saído do banco há alguns anos. Pois o Itaú resolveu o problema. Chamou a Ju Cury de volta. Tão rápido quanto demitiu Tracanella, o Itaú roubou a diretora do Santander. E tão rápido quanto chegou no Santander, a Ju Cury voltou para o Itaú.
Que xou da Xuxa é esse, Caboré?
Não faz muito tempo que eu escrevo sobre marketing. Completou um ano há pouco tempo. Então eu não conhecia ainda a Raphaella Martins, que é publicitária e executiva da Meta (será que o Mark não pode mudar de novo esse nome?). Mas ela mandou um que xou da xuxa é esse? no palco do Caboré que me fez acordar rapidinho. Ela é mulher, e uma das três pessoas negras indicadas da noite (de um total de 24 indicados).
Como ela bem disse quando subiu ao palco para receber o prêmio de profissional de atendimento e negócios, não é normal que um salão cheio como aquele, em pleno 2024, aceite isso (e olha que o mundo da publicidade é um dos que está mais avançado na diversidade). Outro alerta dela: o Brasil profundo já está criando e criando muito, com ou sem Caboré. Raphaella do céu, quero te conhecer. Pede para o Cesar meu telefone.
O pernil correu
De repente, eu vi o Pernil correr pelo salão. Eu sei que você agora vai ficar tentando formar uma imagem de um pernil tostado de Natal com perninhas imaginárias correndo feito um tresloucado, mas estou falando de um publicitário premiado e famosérrimo. Pernil é o chefe da criação da maior agência de publicidade do País, a AlmapBBDO, ou só Almap. Não sabe o que é Almap? Foi a Almap que fez aquela propaganda da Elis Regina na Kombi. Dizem que no CPF do Pernil está escrito Marco Aurélio Gianelli. Eu não acredito. (E estou gastando esse texto todo aqui porque não é todo dia que a gente vê um pernil premiado correndo pelo salão.)
O Pernil correu porque não queria perder o anúncio do vencedor do profissional de estratégia. Pernil ama a Rita Almeida. Aliás, todo mundo ama a Rita Almeida. E ela estava concorrendo nesta categoria. E ela ganhou! E eu preciso te contar quem é a Rita, meu caro e gentil leitor, minha cara e gentil leitora (nossa, cheguei em Bridgerton).
A Rita dançou
Sabe a Avenida Brasil? Sim, aquela novela da Carminha e do Tufão que todo mundo amou. Sabe por que aquela novela fez tanto sucesso? Porque a Rita fez um baita estudo de comportamento da Classe C por encomenda da Globo (a Globo pesquisa tudo). Era uma época em que a Classe C estava em ascensão e ela descobriu que os personagens nas novelas da Globo costumavam ficar ricos e se mudar para a Zona Sul. Mas não era isso que estava acontecendo na vida real. Foi aí que na novela, o Tufão ganhou dinheiro como jogador de futebol e continuou na periferia, naquela mansão maravilhosa. O sucesso foi aquilo que todo mundo viu. Parou o Brasil. As pessoas se conectaram.
O profissional de estratégia faz isso, estuda as pessoas para que as marcas possam conseguir essa conexão. Quando você vê um comercial que te comove, que você pensa "gente, é isso", saiba que alguém estudou muito o comportamento das pessoas para chegar naquele roteiro, naquele insight. E a Rita é a maior profissional brasileira nesta área. O Caboré reconheceu isso ontem (já devia ter reconhecido há muito tempo). A melhor parte? Ela subiu dançando no palco. No mundo corporativo, vocês sabem bem que ser mulher, ter 63 anos e ganhar, é uma vitória contra tudo e contra todos. E a Rita dançou.
O Senna do Kassu
No mundo das agências de publicidade é comum ouvir que se você tem 50+, ainda mais como criativo, melhor se aposentar, tipo jogador de futebol. Mas o Kassu da agência CP+B tem 50+ e estava lá no palco, faceiro, chorando, por conta do prêmio de melhor criativo. Nesse ano, ele botou o capacete do Senna tomando conta da Sphere (aquele teatro que tem tela em forma de esfera gigante, em Las Vegas) e lá no Ibirapuera para uma campanha do Guaraná, que patrocina a minissérie na Netflix.
Almap levou mais uma (já está cansativo)
O Sergio Gordilho da Africa disse que vai mudar o nome da sua agência para Alfrica para ver se eu falo dele também. O que eu posso fazer, Gordilho, se a Almap simplesmente levou tudo esse ano??????? Levou todos os prêmios de melhor agência do ano (inclusive agora o Caboré), levou todos os clientes e está contratando a rodo. E sim, a Almap que estou falando aqui é a mesma do Pernil e da Rita.Mas quero deixar registrado que foi a Africa que chamou a Madonna (e foi neste ano, acreditem) e eu contei quem foi a gay que levantou a mão na reunião aqui nesse podcast que fiz para o Brazil Journal.
Tem que manter isso aí, viu?
O Filipe Bartholomeu, que é o presidente da Almap, disse que todo mês faz um encontro com os novos funcionários e que só em novembro foram 60 novas pessoas. E muito mais gente será contratada para atender tanta conta nova e gerir mais de R$ 1 bilhão em novas verbas de marketing que vão circular pela agência. A Almap levou neste ano Amazon, Bradesco, Burger King, só para mencionar algumas. Como diria o Temer: "Tem que manter isso aí, viu?" Mas vai ser difícil. Só quero ver manter a qualidade.
A melhor história da Renata Gomide
Se a Almap levou tudo nesse ano, o mesmo aconteceu com a Renata Gomide que é vice-presidente do Boticário e cliente da Almap. Não tinha como não ser dela. O Boticário vende 30% mais todo ano, desde que ela assumiu o comando da área de marketing. Fora isso, eita pessoa que gosta de fazer a gente chorar. Quem não viu o comercial da mãe na tormenta com o filho adolescente ou as irmãs brigando no Natal? Ela ainda mudou a abertura da novela das oito para falar de mudança climática. Tudo Boticário. Mas para mim, só a Renata mesmo para ter as manhas de prototipar, produzir e lançar um perfume com fragrância de melancia em tempo recorde só para pegar uma trend do TikTok. E adivinha? Vendeu tudo e mais um pouco.
O bid da Coca
Tanto esforço e dinheiro da BYD para ensinar os brasileiros que é bi-uai-di e aí o gringo chefe do marketing da Coca, Ted Ketterer, subiu no palco para receber o prêmio Caboré e chamou a marca de bid (gente, ele só queria falar o português correto e ser gentil com as marcas que perderam).
E o gringo ficou tão empolgado com o prêmio que cantou até a musiquinha de Natal da Coca. O povo que entende do babado diz que foi um prêmio esperado porque eles já tinham levado tudo em Cannes (que é o principal prêmio da publicidade no mundo).
Isso significa que o Nubank vai ter que fazer mais do que contratar o Joey do Friends. E a BYD vai ter que fazer mais do que vender carro feito água com o Luciano Huck.
Adiós, me voy
E eu vou embora para o fim de semana porque já escrevi demais e nem era para eu ter estreado ainda. Mas antes de ir quero dizer que essa coruja estilizada que está na arte que o Marcelo Chello fez para ilustrar essa coluna faz parte da campanha do prêmio Caboré deste ano, que é uma marca do Meio & Mensagem. A coruja é a marca do prêmio. A campanha está linda demais. O pessoal da BETC Havas botou as corujas no País das Maravilhas com inteligência artificial. Beijo, Ehr!!!!
Ehr Ray é o chefão da agência BETC. E se você acha que não o conhece, foi ele que teve a ideia dos bichinhos da Parmalat. Sim, aqueles bichinhos. Volte sempre aqui no UOL para acompanhar minhas colunas. Posso te garantir que você vai descobrir aos poucos que conhece muita gente que vai aparecer aqui.
Josette Goulart é a fundadora da TixaNews, onde a política e a economia ganham uma dose de humor e leveza. Com 25 anos de jornalismo, ela já brilhou em grandes redações como Valor Econômico, Gazeta Mercantil, Estadão, Folha de S.Paulo, revista piauí, Veja e Brazil Journal. Agora no UOL, vai escrever sobre marketing, misturando negócios (ela está construindo sua própria marca) com o toque sarcástico da Tixa.
Opinião
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL