8/1: PT deve fazer ato esvaziado em Araraquara (SP) – e sem mensagem de Lula

há 14 horas 1

O ato do Partido dos Trabalhadores (PT) desta quarta-feira (8), em Araraquara (SP), em memória aos 2 anos dos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023, deverá ser pequeno e não contará sequer com uma mensagem de vídeo do presidente da República.

Trata-se da cidade do ex-prefeito Edinho Silva, que é cotado para suceder a deputada federal Gleisi Hoffman no comando nacional do PT.

Edinho já foi prefeito de Araraquara quatro vezes, entre 2001 e 2008 e entre 2017 e 2024, mas não conseguiu emplacar a sua sucessora nas últimas eleições municipais, em outubro do ano passado. 

Eliana Honain (PT) perdeu para Dr. Lapena (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por 45,16% a 49,18%.

Segundo lideranças petistas da cidade, o evento “Dia da Vitória da Democracia”, realizado no Sindicato dos Bancários do município, foi organizado às pressas e contará apenas com a presença de partidos de esquerda e dos líderes sindicais.

O próprio Edinho Silva não comparecerá por estar viajando. Mesmo assim, será reproduzido um vídeo do ex-prefeito relatando como foi o dia em que esteve ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante as invasões.

Continua depois da publicidade

Poucos dias depois de tomar posse de seu terceiro mandato, o presidente da República visitou a cidade paulista por causa de uma onda de fortes chuvas na região.

Após os ataques em Brasília, Lula montou um gabinete de crise em Araraquara, determinando de lá a intervenção federal no Distrito Federal e rejeitando a proposta de decreto de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

(Com Estadão Conteúdo)

Leia o artigo completo