Fintechs lançam fundos 24x7 para competir com poupança

há 5 horas 1

Os novos fundos 24x7 miram esse consumidor. O do Banco Inter - o Inter Resgate 24h - mistura o rendimento de fundos de investimento de renda fixa, com títulos públicos pós-fixados. O valor mínimo para investimento é de R$ 100.

Funciona como um fundo de renda fixa comum. A diferença é a facilidade de saque. Não tem aquela coisa de o dinheiro ser liberado apenas 24 horas ou cinco dias depois da ordem de resgate requerida pelo cliente
Daniel Castro, presidente da Inter Asset

Fintechs não têm caderneta de poupança. Essa é uma exclusividade dos bancos que têm agências físicas, explica Marcelo Godke, sócio do Godke Advogados e especialista em direito bancário. As fintechs já tinham fundos de CDB com saque diário. "Agora, como esses novos fundos, elas criaram mais uma ferramenta para enfrentar os bancões", diz o advogado.

A ideia é fazer com que o cliente use a fintech como instituição financeira principal. Focando em pessoas como a arquiteta Dora, que usa dois bancos. No Inter, por exemplo, dos 36 milhões de clientes, só 7 milhões têm investimentos com a empresa. Agora, segundo Monica Saccarelli, diretora de investimentos do Inter, esse número deve crescer. "O cliente se acostumou com a rapidez do pix e ele quer isso para seus investimentos também", afirma ela.

Como funcionam?

Na Rico/XP, o produto é o Fundo 24 Horas. O investimento mínimo é de R$ 1 mil, e, assim como no Inter, o saque pode ser feito fora do horário comercial e aos finais de semana."Ter um recurso disponível para emergências é essencial para qualquer investidor", explica Gerson Fini, diretor-executivo da Rico. O fundo investe majoritariamente em títulos públicos federais e ativos de baixo risco.

Continua após a publicidade

O rendimento tende a seguir de perto o CDI, para os dois fundos. Ou seja, eles seguem a taxa Selic, que atualmente está em 13,25% ao ano e deve subir para 14,25% na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, nos dias 18 e 19 de março de 2025.

No entanto, como qualquer fundo, existe a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre os rendimentos. Também há o come-cotas semestral (antecipação da cobrança do imposto de renda) sobre o rendimento que varia de 22% a 15% do rendimento, conforme a data do saque (quanto mais para frente, menor a taxa). As instituições cobram também taxa de administração. No Inter, a taxa máxima de administração é de 0,50% ao ano. Na Rico e na XP, de 0,40% ao ano.

Vale a pena?

Para um investimento de curto prazo e reserva de emergência, vale sim. É o que diz Otávio Paranhos, analista e proprietário da Okegen, consultoria de investimentos. "Para deixar o dinheiro por mais tempo, há outros fundos com rendimentos melhores, embora o saque não seja instantâneo", diz ele.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Leia o artigo completo